quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Chá de fraldas e as fraldas


Quero muito fazer o tal chá de fraldas ou o de bebê mesmo. Mas muitas vezes, sinto preguiça.

Eu gosto de festas. Gosto mesmo. Mas gosto muitão das que as outras pessoas fazem. As que tenho que fazer, tenho preguiça.
Gosto mais de reuniões íntimas de amigas ou família do que as festas em que temos que chamar gato, cachorro, periquito, sogra... Aff!!! Não me anima!

Mas as pessoas tem cobrado o chá. E também acho importante pelo fato de que frada é caro e seria uma imensa economia ganhá-las.

Mas então, vem outra questão.
Podem sim me chamar de louca, sem noção ou qualquer outra coisa. Mas é que desde que engravidei vinha pensando na questão das fraldas de pano, calças plásticas e afins.
Não que abandonaria as descartáveis, mesmo porque sei que são muito práticas, mas pensei no meio ambiente, no mundo em 30 anos, no tanto de fralda que um bebê consome e o tanto que poluem.

Pensei também que, se minha mãezinha deu conta sem a máquina de lavar, porque eu não daria com a dita cuja? Não que dê para jogar cocô na máquina, mas lavar as fraldas depois de limpá-las devidamente no vaso. (Escrevi essa última frase porque, acreditem ou não, já me perguntaram isso, viu?)

E estou aqui, matutando (palavra dos tempos de Matusalém), olhando esse site aqui, querendo comprar essas fraldas e pegar uns moldes para mamãe fazer outras. Para falar da idéia, adorei as estampinhas e a idéia ecologicamente correta.

E parece que há sim outras mães tão animadas (e consideradas doidas) quanto eu. A Marina do "Coisas que me inspiram" também pensa em fraldas de pano. Já até comprou as dela e está animada.

E a dúvida que me acompanha agora é se peço fraldas descartáveis e as de pano também. Ou se só as descartáveis. Ou se cancelo tudo e jogo para o alto!!! Porque tenho um mundo de preguiça em mim... Bem vinda ao terceiro trimestre, né?!

Gente, opinem!!! Quero muito saber o que as outras futuras mães, tentantes, casadas, noivas e solteiras (ou seja, todas) pensam!

Beijos,

Lu e Antônia.

10 comentários:

Dina Ulbrich disse...

Ai amiga, eu tmbm penso no meio ambiente, mas olha, nem que a vaca tussa rs
as vezes o xixi do Fe vaza na descartável, imagina na de pano, eu não teria paciencia, mas se vc tem vá em frente, é uma otima iniciativa...

Mandita disse...

Ei Lu, tudo bem com vc´s?
Eu acho a idéia das fraldas de pano ótimas e penso igual a vc, se minh mãe conseguiu criar 3 filhas com fraldas de panos pq eu não conseguiria usá-las. Claro q não vai ser o tempo todo, mas o planeta agradece, né não?

Bjosss.

Renatinha disse...

Lu, vc sabe como eh aqui em UK, nao temos tanque...
E mesmo assim eu sei de maes ecologicas que nao usam fraldas descartaveis, eu, particularmente nao gosto, nao teria tempo nem paciencia pra uma fralda de pano.
mas tenho q admitir, essa estampada eh uma fofura
bjs

Clau disse...

Lu eu sou do time das doidinhas...

Mas acho que vou ficar com as descartaveis mesmo! Pois toooooooodo mundo me chama de doida quando comento!

Esses dias até escrevi um post sobre isso!

Beijão

Carol disse...

Oi Lu,
Obrigada pelas palavras lá no meu blog viu?!
Que Deus diga amém para sua benção! e que a Antônia tbm seja cheia de saúde!!
bjO grande em vcs!!
Carol e bebê

Jordana disse...

Sabe o que eu penso Lu, o mundo daí pra frente é da Antônia também, e daqueles que vierem depois dela. Se a gente pensar viveu em um mundo muito mais saudável do que ela viverá, os rios e mares não estavam poluídos assim, nem os animais tão ameaçados...e também o ár que era mais puro...é o mundo que deixamos pra eles de herança depende de nós.
Isso não significa que não possas usar nunca as fraldas descartáveis, mas se tiver como reduzir o consumo isso já significa muita coisa.
Isso me deu idéia para um post querida!
Beijos!!!!

Débora disse...

Eu sou do time das loucas!!!

Eu vou usar sim! Ahhh, fala sério! De repente a mulherada ficou sem paciência e com preguiça é? Hum, estranho isso!

Há pouco mais de uma década atrás todo mundo usava fraldas de pano e ninguém morreu por isso não. Tá todo mundo bem inteirinho!

Vou usar fraldas de pano sim e bem feliz! E podem me chamar de doida! Mas vou te dizer que só quem diz isso é o povo aqui da internet sabe, pq eu já ganhei pacotes e pacotes de fraldas de pano dos parentes e principalmente as avós e as bisas são as que mais me apoiaram.

Dá trabalho? Dá! Mas quem disse que ter um filho é fácil? Eu não quero barbada não, eu quero é poder deitar a cabeça no travesseiro tranquila sabendo que tô fazendo um pouquinho da minha parte.

E outra, são lindas né! ahhhhh, um varal cheinho de fraldinhas!! Amoooo!

Ahh, e adorei o comentário lá no blog viu! Adoro tuas visitinhas!

Beijos!

Viaje na Leitura disse...

Seu post me deixou pensativa a essa questão,no começo até que é bom usar as descartáveis,pois eles são pequenininhos e fazem coco a cada mamada,ou seja de duas em duas horas,mas a partir dos três meses além de maiorzinhos ,fazem coco no máximo duas vezes ao dia,ou seja menos trocas,são lindas as fraldas,esses dias pensei em comprar algumas,para experimentar sabe como é né,para nós mamães modernas é novidade,rsrs
nossaa mães ,vós,bisávós,sobreviveram as fraldas de pano,e tinham muitos filhos pequenos,e sempre usavam,eu acho que você deveria pedir no chá,só fraldas descartáveis,assim você compra as de pano do seu gosto,e as descartáveis você coloca para dormir e para sair,beijosss

Anônimo disse...

O plano aqui é usar descartáveis nos primeiros meses e depois "experimentar" as de pano pra ver se eu me adapto, se o bebê se adapta, se vale a pena. No início não vou nem tentar usar as de pano por que já sei que não darei conta. Muita novidade de uma só vez vai acabar me estressando. Mas depois de uns 3 meses acho que já darei conta de me organizar e fazer uma experiência. Vou comprar só algumas de pano e ver se dá certo. Se der, vou introduzindo aos poucos e depois deixar descartáveis apenas para situações como viagens, passeios, domingão na casa da vovó (que ela não merece, né). Pelo que tenho lido, não parece nada difícil cuidar das fraldas de pano, não. Beijo!

Unknown disse...

Lu!
Acompanho e como já disse!

Adoro suas idéias...!
bju GrazY